segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Globo de Prata ou Bronze, no máximo


Lá se vai o tempo em que o Globo de Ouro, o prêmio dado pela imprensa estrangeira de Hollywood, acertava em cheio nos melhores filmes e séries, dando a receita para o que seria o Oscar. Na verdade, neste 2011 relativo aos filmes de 2010 parece que a crítica continua dizendo que acertou em cheio, mas acredito que não. Primeiro, a vitória para o filme A Rede Social prova que a crítica estrangeira em Los Angeles está a serviço de algo, provavelmente da indústria, do que é moderninho, mas que não tem muito a ver com o cinema. A Rede Social é um bom filme, mas é melhor porque fala dos criadores do Facebook, um dos temas da moda. A narrativa é desgastada, tenta ser ágil e ao mesmo tempo fragmentada e esbarra em um filme de nerd para nerd, um filme datado e que jamais vai entrar para a história do cinema. Bom, mas é opinião. O musical de colégio, destinado a um público adolescente ou nem tanto, também ficou com os principais prêmios para Série - Comédia ou Musical. Vi poucos episódios, mas acho uma história glamourosa demais, muito certinha e com convidados especiais de dar inveja, mas até a letra A, porque já houve coisa muito melhor. Rent - Os Boêmios foi um filme musical completamente ignorado. A série é a nova queridinha. Ainda bem que no drama acertaram em cheio com Boardwalk Empire e o prêmio de ator para Steve Buscemi.
O pior de tudo é o que o melhor da festa era o humor corrosivo do comediante inglês Ricky Gervais que chamou Bruce Willis de pai do Ashton Kutcher e criticou a própria imprensa estrangeira suscitando de forma bem-humorada que poderia ter recebido jabá dos estúdios. A julgar pelo resultado da premiação, acho que a piada foi certeira. Mas de uma hora para outra, Gervais sumiu e só apareciam celebridades para entregar prêmios. Será que houve mudança por causa da falta de papas na língua de Gervais.
Bom, mas houve prêmios merecidos, Natalie Portman por Cisne Negro, Katey Segal por Sons of Anarchy, Jim Parsons por Big Bang Theory, Al Pacino por You Don´t Know Jack e Anette Bening por Minhas Mães e Meu Pai, que venceu com justiça o prêmio de Melhor Filme - Musical ou Comédia. Enfim, um Globo de Ouro meio dirigido às classes que mais consomem Hollywood atualmente, os jovens, os nerds, fazer o quê, afinal, mesmo sendo da imprensa estrangeira, ainda é um prêmio de mercado.

Veja os vencedores do Globo de Ouro 2011:

Filme - drama
"A Rede Social"


Ator - drama
Colin Firth ("O Discurso do Rei")


Atriz - drama
Natalie Portman ("Cisne Negro")


Filme - comédia ou musical
"Minhas Mães e Meu Pai"


Ator - comédia ou musical
Paul Giamatti ("Minha Versão para o Amor")


Atriz - comédia ou musical
Annette Bening ("Minhas Mães e Meu Pai")


Ator coadjuvante
Christian Bale ("O Vencedor")


Atriz coadjuvante
Melissa Leo ("O Vencedor")


Direção
David Fincher ("A Rede Social")


Roteiro
"A Rede Social"


Filme estrangeiro
"Em um Mundo Melhor" (Dinamarca)


Animação
"Toy Story 3"


Trilha sonora
"A Rede Social"


Música original
"You Haven't Seen the Last of Me" ("Burlesque")


Cecil B. DeMille (homenagem)
Robert De Niro


TELEVISÃO

Série - comédia ou musical
"Glee"


Ator - comédia ou musical
Jim Parsons ("The Big Bang Theory")


Atriz - comédia ou musical
Laura Linney ("The Big C")


Série - drama
"Boardwalk Empire"


Ator - drama
Steve Buscemi ("Boardwalk Empire")


Atriz - drama
Katey Sagal ("Sons of Anarchy")


Ator coadjuvante
Chris Colfer ("Glee")


Atriz coadjuvante
Jane Lynch ("Glee")


Telefilme ou minissérie
"Carlos"


Ator em minissérie ou telefilme
Al Pacino ("You Don't Know Jack")


Atriz em minissérie ou telefilme
Claire Danes ("Temple Grandin")

Nenhum comentário:

Postar um comentário