segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

#novopostsobretrendingtopics


Uma pequena análise nos Trending Topics Brazil (por que esta grafia colonizada?) dá para ver que as pessoas não têm mais o que fazer da vida e que a criatividade no twitter está com os dias contados. O meu questionamento é sempre, se os TTs representam a tendência do pensamento na internet ou é só uma manipulação quantitativa dos tuiteiros, que têm tempo de colocar milhares de hashtags e deixar o seu tema preferido no topo?

Na manhã desta segunda-feira, os TTs são #penaltiprocam, sobre pênaltis considerados injustos que estão sendo marcados para o Atlético Mineiro e que alimentam a rivalidade Atlético-Cruzeiro em Minas Gerais e na rede social. Já o segundo TT é #abaixodecreto, trata do movimento contra a fixação do salário mínimo por decreto, mas novamente apela à polarização e atende aos interesses partidários e ao anti-petismo, mas pelo menos tem um pouco mais de consciência política (se bem que a metade dos tweets, com hashtags, são apenas para somar, sem qualquer mensagem verdadeira).

Outros Trending Topics mais politizados são #Líbia e #Bahrein, com os tuiteiros confiando no poder de mobilização pela internet que no Egito acabou atendendo os interesses da manipulação estadunidense do mundo, mas pelo menos ajudou a derrubar um ditador. Já #ThomYorke é um interessante TT pois os generosos Radioheads acabaram deixando vazar na internet os singles do álbum novo King of Limbs. O single #Lotus Flower também é trending provando que melancólica e pré-suicida banda ainda mexe com o público a cada novidade lançada. Eu, particularmente, gosto de Yorke e seus Radioheads.

Outro TT musical é Goodbye Lullaby que faz referência ao novo álbum da cantora pop e teen Avril Lavigne, que será lançado em março e já tem single na rede. Ela não é lá de se jogar fora em termos musicais. Outro TT de fãs é sobre o monstro pop chamado Lady Gaga: #QueenGaga. Sem comentários, mas a Lady Gaga é uma personalidade interessante. Ontem no Manhattan Connection foram feitas algumas referências de que ela se esforça para ser mais completa do que a Madonna, pois tem formação em música clássica, cênica e o escambau, coisa que a Madonna tem empiricamente.

Outros TTs poderiam ser comentados como o singelo #almoco, que convida ou comenta sobre o melhor momento da metade do dia. Outro dos 10 Top Ten dos TTs é #HappyBDayGioB, do qual eu não faço a menor ideia (#desculpemminhaignorancia), mas que tem mensagens pessoais e coisas íntimas que só o twitter poderia admitir, que seriam barrados em sites de relacionamento, namoros ou fóruns de discussão. Enfim, o twitter é um meio importante de informação e meio bobo, pois ele depende de quem tuita, mas eu sigo seguindo pessoas, jornais, revistas etc e muitos acabam me seguindo. #atéopróximopost

Nenhum comentário:

Postar um comentário